Resenha de Livro: A Seleção

۩۞۩───── ✧ ───── ۩۞۩

Autor: Kiera Cass

Editora: Seguinte

Número de páginas: 361

Ano da edição: 2020

Avaliação: 3 de 5.

Esse foi um dos livros que só fui ler depois do hype, sempre fiquei adiando a leitura, mas esse ano finalmente veio aí.

A história se passa em um futuro distópico onde os Estados Unidos, agora chamado de Illéa, se tornou uma monarquia, a população é dividida em castas dependendo da posição e cargo que ocupam na sociedade, a única forma de subir socialmente é se casando com alguém de casta superior.

A protagonista de nossa história é America, uma menina comum da casta 5, que vem de uma família de artistas. Seu único objetivo até então é juntar muito dinheiro para poder ajudar a família e também se casar com seu namorado secreto, Aspen, que é da casta 6, uma casta inferior.

Acontece que no ano em que se passa a história o belo príncipe Maxon, está em idade para se casar, e como é tradição pela realeza ele promove “A Seleção” o maior evento do país. Neste evento meninas de todo o reino podem se inscrever para serem escolhidas para passar um período no castelo, convivendo com o príncipe Maxon e sua família. No final, Maxon escolherá uma delas para ser sua esposa e futura rainha de Illéa.

A mãe de America, e até seu namorado insistem para que a garota se inscreva, afinal, mesmo se não for escolhida pelo príncipe é uma ótima forma de ganhar atenção da mídia e dinheiro, já que todas as meninas selecionadas automaticamente sobem de casta.

Relutante, America se inscreve e é escolhida para a competição. Ela vai para o palácio onde vai ter que lidar com toda a chatice e formalidade da realeza, meninas vingativas, ataques ao castelo e um príncipe lindo, maravilhoso, educado, perfeito. América fica dividida entre dois amores e duas vidas que gostaria de ter.

Esse é um livro muito rápido e gostoso de ler, a escrita é fluida e cheia de ação, no entanto, eu senti que ele é muito fraco em alguns pontos importantes, o romance é bem clichê, isso não é necessariamente um ponto negativo, mas é muito previsível. A autora não se aprofunda na história do país fictício, muito menos nas questões sociais que o envolvem, o que me decepcionou bastante.

Eu espero que os próximos livros da série tenham mais profundidade em relação a esses aspectos e que a America não fique com o Aspen, pois achei ele um embuste.

Já leram A Seleção? O que acharam dele?

۩۞۩───── ✧ ───── ۩۞۩

Deixe um comentário